Os donos de empresas no Brasil têm muitos desafios, um deles é lidar com a alta cobrança de impostos, taxas e tributos.
E nós sabemos que isso não é uma novidade, e sim uma constatação.
Neste artigo queremos responder a seguinte pergunta:
Existe alguma maneira de reduzir essa carga tributária?
Sim! É possível pagar menos impostos, seguindo algumas práticas totalmente legais.
Fazer um bom Planejamento Tributário
Antes de tudo precisamos saber o que é um Planejamento Tributário, então vamos lá.
Planejamento tributário é a gestão do pagamento de tributos de uma empresa e também o estudo de maneiras de reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre ela. Assim como um administrador faz a gestão do estoque, das vendas, dos recursos humanos e demais áreas, o cumprimento das suas obrigações fiscais também deve ser gerido de maneira organizada.
Ok, já sei o que é o Planejamento Tributário, como faço para realizar o meu?
É sempre importante realizar o Planejamento Tributário com o auxílio de um bom contador, pois ele conhece as melhores técnicas, estratégias e leis para um melhor desempenho.
Porém se você quiser começar organizando sozinho pode começar agora mesmo, veja a seguir algumas dicas.
Primeiramente você deve definir o seu faturamento mensal, despesas e custos. E pense na sua margem de lucro, no seu salário, o pró-labore, e coloque no papel, fazendo assim um fluxo de caixa.
Você terá colaboradores? Qual será o quadro de funcionários? Quantos serão? E como será a folha de pagamento deles?
Faça uma planilha e um calendário de impostos. E defina o que é de sua obrigação pagar e quando pagar.
Com estas mudanças simples do ponto de vista de planejamento tributário, você já começará a ter um controle do que está sendo pago, já diminuindo muito erros na hora do pagamento de suas dúvidas tributárias, e tornando tudo mais seguro.
Escolha o melhor regime tributário.
Novamente queremos deixar bem claro que a ajuda de um contador é fundamental para entender qual é a mais adequada e barata para o seu negócio.
Basicamente, são três regimes de tributação possíveis:
Simples Nacional
Indicado para empresas pequenas, o enquadramento pelo Simples Nacional prevê uma alíquota menor de impostos, pagos com apenas uma guia conhecida como DAS.
As empresas no Simples Nacional podem ter um faturamento de no máximo R$3,6 milhões por ano.
Lucro Presumido
A margem de lucro para empresas que contribuem pelo Lucro Presumido já é determinada por lei. Nesse caso, os impostos cobrados são o Imposto de Renda Pessoa Jurídica e a Contribuição Social sobre Lucro Líquido, calculados sobre a parcela compreendida como lucro pela legislação.
Lucro Real
Organizações enquadradas no Lucro Real têm os impostos cobrados sobre o valor de lucro, e não de faturamento. Dependendo da parcela de lucro e da atividade exercida, pode ser um regime mais vantajoso.
Elisão Fiscal
Toda empresa que conta com um bom planejamento contábil consegue diminuir a alta carga tributária brasileira de forma legal e econômica.
A elisão fiscal é orientada por ações previstas na legislação. Sendo assim, é possível reduzir os custos com a carga tributária, adotando diferentes medidas, como:
● Reduzir a base de cálculo do tributo;
● Evitar a incidência do fator gerador do tributo;
● Adiar o pagamento tributário sem multas.
Use a tecnologia a seu favor
Como vimos até aqui, dois elementos são fundamentais para que você consiga diminuir a carga tributário: um bom planejamento contábil e a orientação de um contador especialista no assunto.
Aqui na Servcon também temos o Imposto Certo, que é um serviço que usa todas essas técnicas e um sistema de inteligência artificial que consegue reduzir de forma legal até 90% dos impostos pagos na sua empresa.
Quer saber se conseguimos atender seu negócio? Clique aqui e solicite um orçamento.

